03 janeiro 2007

Ebola já teria matado 5 mil gorilas na África


Mais de 5.000 gorilas teriam morrido em recentes surtos do vírus Ebola na África central, segundo um estudo da Universidade de Barcelona divulgado nesta sexta-feira na revista americana Science. De acordo com os cientistas, que conduziram a pesquisa em colônias de gorilas no Congo e no Gabão, as epidemias, somadas à caça comercial dos primatas, podem em breve levá-los à extinção.

Os pesquisadores registraram mortes em massa dos gorilas do Santuário de Lossi, no Congo, entre 2002 e 2004. "A epidemia de Lossi matou tantos gorilas ocidentais quanto existem hoje exemplares da espécie oriental", revelou Magdalena Bermejo, a responsável pelo estudo. Ela explicou que existem hoje duas espécies de gorilas no planeta - os orientais e os ocidentais. Sua pesquisa se concentrou nos ocidentais.


Os cientistas concluíram que, além de serem infectados com o Ebola por outros animais, como morcegos, por exemplo, os gorilas estariam transmitindo a doença entre eles mesmos. Para os pesquisadores, a disseminação do Ebola é aparentemente mais rápida em macacos do que em humanos. O vírus já vitimou muitos chimpanzés também, segundo os cientistas.

Letal

Capaz de liquidar suas vítimas em poucos dias, o Ebola é uma das doenças mais virulentas que se conhece. De cada dez pessoas contaminadas, nove morrem. Isso ocorre porque o microrganismo ataca veias e artérias de todo o corpo, provocando hemorragia generalizada - com direito a desintegração de órgãos e grandes sangramentos externos. O Ebola já matou mais de 1.200 seres humanos desde que foi registrado o primeiro caso, em 1976, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

que bom!

8:30 PM  

Postar um comentário

<< Home