08 maio 2007

AFETIVIDADE É A CHAVE PARA SUPERAÇÃO DE DORES TRAUMÁTICAS.

Resiliência é um termo relativamente novo dentra das ciências humanas, tomado emprestado da física significa a capacidade dos materiais que, depois de um choque, voltam ao estado anterior.

A resiliência humana é a capacidade de superação das situações adversas, quando o ser humano consegue se recuperar de perdas e situações de horror tais como guerras, miserabilidade, doenças graves, agressão sexual, etc...

"O afeto é uma banalidade no dia-a-dia, mas é como o ar, não percebemos a falta que nos faz a menos que fiquemos sem ele"
Dr. Boris Cyrulnik

O apoio afetivo e emocional pode ser obtido através de ajuda profissional adequada , além de ações sociais direcionadas ao fortalecimento pessoal e dos laços familiares nas comunidades atingidas pelas tragédias humanas.

Muitas crianças e adolescentes afetivamente negligenciadas por parentes ou objeto de toda sorte de privações conseguem uma resposta inicial positiva através do contato e convívio com animais. Estes correspondem ao carinho juvenil de forma incondicional, se doam, se deixam tocar, minimizam a solidão, são ouvintes absolutos...enfim, são peças fundamentais no desenvolvimento da resiliência humana e na formação do adulto do futuro.

"O problema não é o problema, mas sua atitude em relação ao problema."

FONTE: http://ubbibr.fotolog.com/gloriasalles

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

OLÁ. MEU NOME É JULIANO MARTINS E GOSTARIA DE PARABENIZAR A VCS PELO SITE E DIZER QUE DIVULGO O SITE DE VCS EM MINHA PÁGINA NO ORKUT:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8145462621979196919
GRANDE ABRAÇO
JULIANO

11:48 AM  

Postar um comentário

<< Home