29 novembro 2006

ÍNDIA PROCESSA PESSOAS QUE ALIMENTAM POMBOS


Os pássaros são acusados de causar doenças respiratórias e de sujar as ruas de Mumbai, capital indiana das finanças e do entretenimentoImprimir Enviar por e-mail Receber Newsletter


Autoridades indianas começaram a cobrar multas de 500 rupias (US$11) para pessoas que sejam flagradas alimentando pombos na elegante área de Marine Drive que fica de frente para o Mar Árabe, na cidade de Mumbai. Trata-se de uma iniciativa para manter a cidade limpa e livre de doenças, afirmou uma autoridade na última terça-feira (14).

Na semana passada, as autoridades distribuíram avisos de "proibido alimentar os pássaros em áreas públicas".

"Pelo menos 20 pessoas foram multadas desde que o esforço pela limpeza teve início", afirmou Vijay Balamwar, comissário municipal assistente de Mumbai.

Turistas e moradores agora terão que se contentar em dar milho aos pombos em áreas restritas designadas especialmente para isso, disse ainda Balamwar. Mumbai é a capital das finanças e do entretenimento na Índia.

"Nós queremos embelezar e limpar o passeio público, mas isso não será possível com fezes de pombos em toda parte", afirmou a autoridade. "Esses pássaros espalham doenças e sujeira", disse ele, "e as pessoas têm que parar de alimentá-los em toda parte".

Os moradores apoiaram a iniciativa. "Os excrementos de pombos causam problemas pulmonares", disse Chandresh Shah, membro da Associação de Residentes de Marine Drive, segundo informações do jornal "DNA", de Mumbai.

"As pessoas vêm aqui e alimentam os pombos, mas não se dão conta dos problemas que isso causa para quem tem asma", acrescentou.