08 novembro 2006

ADOÇÃO DE GATOS PRETOS É BANIDA DURANTE O HALLOWEEN (EUA)


Entidades proíbem adoções de gatos pretos e coelhos brancos nesta época do ano para evitar maus-tratos contra os animais

BOISE, Idaho, EUA – Assim como muitos outros abrigos de animais do país, a Sociedade Benfeitora Kootenai, em Coeur d'Alene, no estado norte-americano de Idaho, proibiu as adoções de gatos pretos de 31 de outubro até o dia 2 de novembro, temendo que os animais pudessem ser maltratados em trotes de Halloween – ou, pior ainda, sacrificados em rituais satânicos.

"Talvez o risco seja pequeno", disse o diretor executivo do abrigo, Phil Morgan. "É uma espécie de lenda urbana. Mas nesse setor é bastante comum que os abrigos de animais não permitam doações de gatos pretos ou coelhos brancos por causa de toda essa história de satanismo", afirmou Morgan. "Se impedirmos que apenas um animal seja torturado, então já cumprimos nosso propósito".

Dos 97 gatos do abrigo, 28 são pretos, disse Morgan.

De qualquer forma, alguns especialistas em animais dizem que essa atitude mais prejudica os animais do que os protege.

"Gatos pretos já têm um certo estigma por causa de sua cor", disse Gail Buchwald, vice-presidente do abrigo de animais da Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade contra os Animais em Nova York. "Por que penalizá-los ainda mais limitando suas possibilidades de adoção?".

Gatos pretos tendem a ser menos adotados do que outros gatos, afirmou Buchwald.

"Em termos de comportamento, não há diferença em relação à cor dos gatos. A rejeição está relacionada a toda a mitologia a respeito do animal – que diz que um gato preto cruzar seu caminho é sinal de mau-agouro – e essa é uma superstição ultrapassada", disse ela.

Não se sabe ao certo quantos abrigos de animais suspendem a adoção de gatos pretos nesta época do ano, afirma Kim Intino, diretor para assuntos de abrigos de animais da Sociedade Beneficente dos Estados Unidos, mas a moda parece estar passando – juntamente com as já ultrapassadas proibições de adoção de coelhos durante a Páscoa e de bichinhos de estimação como presentes de Natal.

"Se existe gente fazendo rituais com animais, imagino que o Halloween seja uma época propícia para isso, mas um bom processo de adoção tende a cortar esse mal pela raiz", disse Intino. "De qualquer forma, sempre haverá incidentes estranhos de violência contra os animais. A solução
não é banir as adoções de gatos pretos".