22 dezembro 2006

Vacas curitibanas protestam contra matadouros


As vacas da "Cow Parade Curitiba" amanheceram nesta sexta-feira adesivadas com uma mensagem inusitada, chamando a atenção da maioria das pessoas que passavam pelos principais pontos da cidade: "Humanos: quando forem fechadas as portas do último matadouro sobre o planeta Terra, nós voltaremos a falar. Matadouro significa dor, sofrimento e involução" , diz o adesivo, colado praticamente em todas as vacas da exposição.
A mensagem bovina trouxe desconfiança para a turista Juliana Nascimento, do interior de São Paulo, que observava e tirava fotos da "Vaca Camaleônica" na Praça do Batel. "Já tinha visto as vacas da Cow Parade quando estive em Madrid no ano passado, mas lá elas não traziam nenhuma mensagem de protesto. Acho que isso é uma estratégia dos organizadores no Brasil, para chamar a atenção contra a crueldade que os animais sofrem aqui".

A TopTrends, organizadora do evento no Brasil, com escritório em São Paulo, não atendeu a reportagem para poder confirmar ou negar esta versão. No entanto, ela parece pouco plausível, já que em nenhuma das mais de trinta cidades de todo o mundo pelas quais a exposição passou desde 1998, houve registro de fato parecido. O ato parece mesmo ser obra de alguma ONG de defesa dos direitos dos animais.

Também não é a primeira vez que as vacas surpreendem os curitibanos. No último dia 11, um boi de verdade apareceu solto no Largo da Ordem, centro histórico da cidade. O animal assustou quem passava pelo local e chegou a atacar e ferir um homem. Pessoas que trabalham nas redondezas tentaram laçar o bicho para detê-lo, mas não obtiveram sucesso. A polícia chegou ao local e isolou a área. O surpreendente aparecimento também foi relacionado como uma forma de protesto contra a exposição. No Brasil, a "Cow Parade" já passou este ano por São Paulo e Belo Horizonte, e permanece em Curitiba até janeiro, seguindo para o Rio de Janeiro em junho de 2007.