28 maio 2007

Navio é encontrado no sul da China com 5 mil animais abandonados

Pequim, 25 mai (EFE).- Cerca de 5 mil lagartos gigantes, tartarugas e pangolins foram descobertos no interior de um navio abandonado à deriva no sul da China, muitos prestes a morrer devido às altas temperaturas, informou hoje o jornal "Diário de Cantão".

As autoridades do porto de Yangjiang, na província de Cantão, desconhecem a origem da embarcação. Ao subir a bordo, não encontraram nenhum tripulante nem documentos. Havia apenas um exemplar de um jornal que circula na Malásia e Cingapura, usado para embrulhar uma das 21 patas de urso que também foram achadas.

Dos animais achados a bordo, 2.720 eram lagartos gigantes, uma espécie protegida e em perigo de extinção. Havia também 30 pangolins (mamífero de corpo coberto de escamas, que vive na Ásia e África) e várias tartarugas. Todos estavam fechados em 200 jaulas de madeira.

Foram os moradores da região que denunciaram esta semana a presença de um navio de madeira de 25 metros de comprimento à deriva, do qual emanava um forte cheiro de animais, perto da ilha de Qingzhou.

Ao subir a bordo, a Polícia descobriu que o motor estava quebrado. Foi preciso rebocar o barco até a costa para transferir os animais a um centro de proteção em Cantão.

Segundo a investigação, os animais chegaram a Cantão em outro navio, do qual foram retirados numa área próxima ao porto de Yangjiang.

Os pratos à base de animais selvagens são característicos da cozinha cantonesa. São também ingredientes utilizados para a medicina tradicional chinesa. O país registra um alto índice de tráfico ilegal de animais selvagens

Marcadores: