01 fevereiro 2007

Pantanal pode desaparecer até 2050, diz ONG alemã


O Pantanal brasileiro está ameaçado de desaparecer por completo até 2050, afirmou a organização alemã Global Nature Fund (GNF), que critica o crescimento da monocultura e a construção de usinas na região. Segundo a ONG, o crescimento da área plantada com soja e cana-de-açúcar é uma ameaça iminente à existência do Pantanal.

A GNF criticou duramente o governo de Mato Grosso do Sul, que permitiu a construção de usinas para a produção de etanol na região. Segundo Marion Hammerl, presidente da ONG, a produção intensiva de soja e etanol "deve ser proibida" na região, já que contribui para a destruição do ecossistema por causa do uso de pesticidas e da poluição dos rios.

A instituição declarou o Pantanal como a "região úmida em perigo de 2007", um título que é dado todo ano a uma área ameaçada. Entre as regiões que já receberam esse título estão o lago Vitória, na África, e o lago Chapala, no México.

Por causa de sua flora e fauna exuberantes, o Pantanal foi considerado Reserva da Biosfera Mundial e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2000. Em dezembro de 2005, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou um ato para a constituição do Conselho Gestor da Reserva da Biosfera do Pantanal, que elabora e monitora o plano de ação da reserva.

Ambientalistas dizem que, até agora, pouco foi feito para preservar a área. Eles criticam também o cancelamento de um contrato do governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que previa investimentos na preservação do Pantanal.

Marcadores: