01 março 2007

TEM GENTE QUE AINDA ACHA QUE CARROÇA É INCLUSÃO SOCIAL!!!!


"JORNAL ZERO HORA - Porto Alegre/RS, 28 de fevereiro de 2007. Edição nº 15164
Animais Cavalo mobiliza comunidade
Com escoriações nas costas e sinais de maus-tratos, um cavalo desnutrido foi abandonado por volta das 5h de ontem no canteiro central da Avenida AJ Renner. Sensibilizados com a cena, moradores e trabalhadores da zona norte de Porto Alegre o socorreram e iniciaram uma busca por atendimento de órgãos públicos que duraria mais de sete horas.
- Ninguém assumia a responsabilidade de remover o bicho dali. A gente telefonou para todo mundo - disse o comerciante Walter Turck, 56 anos, que comprometeu parte de seu dia de trabalho.
Na tentativa de reanimar o bicho, Turck pediu um balde e um pouco de água para empregados da empresa do número 540 da avenida. Enquanto isso, o administrador Flávio Becker, 32 anos, fazia a primeira ligação, às 8h.
- Telefonei para o 156 (Atendimento ao Cidadão), onde me mandaram ligar para o setor de Zoonoses (da Secretaria Municipal da Saúde) - relatou.
Mas o cavalo não representava risco à saúde pública, disseram-lhe do outro lado da linha. Becker deveria contatar a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), segundo o atendente da Zoonoses. O órgão teria veterinários terceirizados para tratar o bicho, "vesgo de dor", como disse Turck, que continuava servindo água.
O suposto dono disse que sofrera um roubo
Atendendo à solicitação, dois fiscais da EPTC foram ao local, de onde telefonaram para a Companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar. Turck afirmou que a solidariedade dos agentes de trânsito (azuizinhos) foi em vão.
Já era início da tarde quando, cansados de esperar, motoristas da empresa em frente ao local compraram ração para o cavalo. Também cobriram suas costas com jornais e papelões, para proteger do sol os ferimentos. Aos poucos, o bicho ia erguendo o pescoço e reagindo.
Apenas por volta das 15h30min, a Companhia de Policiamento Ambiental foi analisar a situação. O comandante, capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, disse que o cavalo foi encaminhado a um homem do qual o bicho teria sido roubado há semanas. Graças à solidariedade das pessoas, conseguiu sobreviver.
Contrapontos
O que diz César Augusto Pereira, gerente do 156 Dependendo de como o interlocutor transmite a mensagem, a demanda pode ter várias interpretações. O atendente do 156 fez o correto: a Zoonoses é o setor que regula a movimentação de animais na cidade. Se a Zoonoses entendeu que não poderia fazer nada, a culpa não é nossa (a questão era para a Polícia Ambiental).
O que diz o capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, comandante da Companhia de Policiamento Ambiental em Porto Alegre Só ficamos sabendo no início da tarde. A ocorrência foi aberta às 14h50min. A EPTC só tem responsabilidade sobre o animal se ele oferecer risco ao trânsito. Neste caso, está comprovado o crime de maus-tratos, e a incumbência é nossa. Ao investigarmos, descobrimos um senhor que garante que o cavalo foi roubado dele. Ele assumiu a responsabilidade de cuidar do animal. Ainda esta semana, iremos à casa dele com uma veterinária, para conferir o estado do cavalo.
" PETIÇÃO EM APOIO AO PROJETO DE LEI QUE TERMINA COM A CIRCULAÇÃO DE CARROÇAS EM PORTO ALEGRE/RS NUM PRAZO MÁXIMO DE 8 ANOS:
REPASSEM, POR FAVOR!!!