26 fevereiro 2007

Gatos também têm Alzheimer

Não é de hoje que se desconfiava que gatos idosos podem sofrer de uma demência senil muito semelhante ao mal de Alzheimer que acomete seres humanos. Alguns gatos começam a agir estranhamente, com a idade, zanzando pela casa como se estivessem perdidos, miando dolorosamente. A dissecação de cérebros de bichanos velhos já havia também detectado a presença de placas muito similares às que atrapalham a propagação de sinais nervosos na cachola de alguns dos nossos velhinhos, mas não havia certeza de tratar-se do mesmo tipo de enfermidade.
Agora não parece mais haver muita dúvida, segundo pesquisa de um grupo das universidades de Edimburgo, St. Andrews, Bristol e Califórnia. Eles foram capazes de identificar a presença da proteína que forma os emaranhados resultantes nas placas característica de Alzheimer (neste caso, "Catzheimer", como já foi apelidada).
"Esta proteína recém-descoberta é crucial para nossa compreensão do processo de envelhecimento em gatos", disse num comunicado da Universidade de Edimburgo a pesquisadora-líder Danielle Gunn-Moore. "Sabíamos há muito que gatos desenvolve demência, mas este estudo nos diz que o sistema nervoso do gato está sendo comprometido de maneira similar à que vemos nos portadores do mal de Alzheimer humano. As placas porosas apenas indicavam que esse poderia ser o caso - mas agora nós temos certeza." Seu estudo foi publicado na edição de agosto do periódico Journal of Feline Medicine and Surgery, mas se tornou de conhecimento público agora.
Segundo o grupo, a expectativa de vida dos gatos está aumentando, assim como a dos seres humanos que os domesticaram. Há pesquisas indicando que 28% dos felinos entre 11 e 14 anos de idade apresentam pelo menos alguma alteração comportamental relacionada com a velhice. Acima dos 15 anos, a proporção ultrapassa 50%.
Não há muito o que fazer, contudo, em matéria de tratamento. Também para os gatos, só se pode recomendar a manutenção da atividade. "Se os seres humanos e seus gatos vivem em um ambiente empobrecido, com pouca companhia e estimulação, ambos correm um risco mais alto de demência", explica Gunn-Moore. "No entanto, se o dono brinca com o gato, isso é bom tanto para o humano quanto para o animal. Uma boa dieta, enriquecida com antioxidantes, também é útil na prevenção da demência, de modo que o proprietário de gato que partilha com seu mascote refeições saudáveis, como frango e peixe, estará beneficiando ambos."


FONTE:http://ajudem-nos.blogspot.com/

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Compartilhar frango e peixe com meus gatos? Thanks, sou muito saudável em minha dieta vegana. Mantenho uma ração com carne para meus bichanos recolhidos da rua, enquanto não consigo uma ração vegana para eles também. Abraço! Antonio Matienzo a.matienzo@ig.com.br

2:14 AM  

Postar um comentário

<< Home