21 fevereiro 2007

Confissões de um ex-caçador da Slovênia

O número de animais é equilibrado pela própria natureza, portanto, não existe uma necessidade de caçadores.

Por 37 anos ele foi membro de uma família de caçadores, na Slovênia, por 22 anos, membro do Conselho Administrativo de Caça, e por 12, presidente do conselho e da Comissão de Rifles. Neste período matou uma grande quantidade de animais, porém, há quarto anos, desistiu da caça para sempre. Rudi Ameršek , da Slovênia, afirma hoje em dia, que é um assassino convertido – na sua opinião, a matança de animais é crime. Por não gastar mais seu tempo mirando sua arma, ele hoje tem mais tempo disponível para a família e seu hobby. Na Slovênia ele é conhecido pelas esculturas exclusivas que faz à mão, a partir de plantas trepadeiras.
-Quais as lembranças você tem dos seus primeiros anos como membro de uma família de caçadores?
Para tornar-me um caçador, tive que preencher alguns requisitos. Naquela época, o Presidente da comissão de Caçadores me disse: Se você quer se tornar um caçador, deve ter um cão de caça!
Então ele me vendeu o mais novo da sua matilha, e eu tive que matar meu vira-lata com gás venenoso. Utilizamos ampolas de gás venenoso muitas vezes. Normalmente jogamos essas ampolas na terra e quando uma raposa mastiga ou ingere a ampola, em pouco tempo está morta. A pele de raposa era muito valiosa naquele tempo, e às vezes eu permanecia de tocaia na floresta , esperando minha presa, noite adentro. Hoje, sinto-me envergonhado por ter caçado animais no passado
-O que aconteceu para fazê-lo deixar caçar animais?
Meus filhos de meu segundo casamento, e minha mulher, Slavka, têm-me dito por anos que matar animais não é ético. Finalmente eles chegaram a proibir que eu levasse os animais abatidos para casa. Isso foi um choque para mim. Todo caçador tem orgulho de sua presa, e querem exibí-la. Comigo não era diferente. Como eu não podia mais levar meus troféus de caça para casa, minha paixão pela caça foi decaindo. Com o tempo, compreendi que caçar é somente a paixão por matar animais. As mulheres da minha família abriram meu coração para os animais, e hoje me considero um assassino convertido.
-Muitos caçadores alegam que são amigos dos animais.
Caçadores e amor pelos animais? Isso é ridículo! Caçadores amam animais apenas quando os devoram. Caçadores que vão para as florestas apenas para alimentar os animais, desarmados, são raríssimos. Citando um comentário de um caçador, fica muito claro: um caçador sem sua arma é como um noivo sem pênis na noite de seu casamento!!
-Caçadores alegam que caçam animais para impedir o seu aumento desproporcional na natureza.
A Natureza não precisa de caçadores. Está científicamente provado que há certos mecanismos que mantém o equilíbrio na Natureza, portanto, a intervenção humana não é necessária. Se existe um numero muito grande de animais para determinada area, o número de nascimentos cai, ou alguma doença cuida de eliminar os membros menos resistentes da espécie. Existe outro aspecto que deve ser explorado a respeito de números de animais: famílias de caçadores constantemente reportem um numero superior em sua área de caça do que o real, para que Associação de Caça Slovena possa autorizar que um maior número de animais seja abatido. Eu posso confirmar que isso vem acontecendo
Qual a motivação inicial de um caçador?
Apenas paixão pela matança e egoísmo. Sabe sobre o que os caçadores falam a maior parte do tempo? Como matar o animal, quais troféus têm, qual é melhor, quem tem a melhor arma, qual arma causa maior estrago na presa, qual tem melhor penetração. Alguns caçadores vibram de excitação e paixão quando vêem um movimento através das árvores. Toda essa excitação pode levar a acidentes. No último ano, tivemos dois acidentes durante caçadas a javalis, quando caçadores atiraram uns nos outros. Conheço caçadores que negligenciam suas famílias e suas fazendas por que preferem sair à caça e depois se encontrarem com outros nos bares. Algumas vezes eles começam brigas, por causa de discussões sobre quem conseguiu abater o melhor animal – a polícia tem que intervir.Vou contar uma estória que ilustra bem a paixão pela caça: Há alguns anos, um membro da nossa comunidade de caça caiu doente. Eu sugeri visitá-lo no Domingo, ao invés de ir caçar. A maioria do nosso grupo preferiu ir caçar a visitá-lo, apenas três de nós fomos visitá-lo. Alguns até ressentiram-se de mim, por querer privá-los do prazer da caça (matar os animais) .
E os troféus?
Tudo gira em torno de quem tem o melhor troféu. Assim como outros homens amam carrões ou mulheres. Alguns caçadores buscam matar os mais belos exemplares de cervos, a despeito do fato de ser, às vezes, proibido. Eles acham que vale a pena correr o risco de perder suas licenças de caça por dois anos, para matar um animal, que dará um belo e invejável troféu.
Ouvi que alguns caçadores visitam escolas e fazem palestras para estudantes. Sobre o que eles falam?
Sim, é verdade. A administração das escolas convidam-nos para estas palestras. Há alguns anos, um caçador até visitou um jardim da infância, e não foi claro com as crianças sobre caçadas serem matanças de animais. Ele veio com contos de fadas de que caçadores são bons para os animais, cuidam deles e o quanto os animais precisam dos caçadores
Alguns fazendeiros reclamam de animais atacando suas lavouras .
Não, não recebemos tantas reclamações assim. As pessoas reclamam mais dos caçadores atirando em seus cães e gatos. Os caçadores atiram até nos patos criados nas próprias fazendas. Animais domésticos tornam-se vítimas quando os caçadores não encontram presas nas florestas.
Qual o seu conselho para os outros caçadores?
Eu os aconselharia a adotarem um hobby ou esporte mais ético. Eles deveriam vender suas armas, e comprar bicicletas ao invés de armas. Armas significam matar e matar é crime. Pescar também é crime. Numa caçada, normalmente o animal morre imediatamente, mas na pesca, o animal agoniza por alguns minutos. Os animais querem viver em harmonia com o homem na Natureza. Na minha opinião, outra agravante é que o ser humano interfere com a Natureza mais do que deveria, e está diminuindo enormemente o espaço para os animais viverem em liberdade.
Quais as lembranças que sua mulher, Slvka, tem deste amargo período em que você ainda era um caçador?
“Às vezes, ele ficava fora o fim-de-semana inteiro, caçando. A caçada terminava às duas da tarde, mas ele ia com os outros caçadores ao bar, onde eles ficavam até tarde, bebendo. Às vezes, eu voltava para casa às 10 da noite, e ele ainda estava fora. Eu detestava quando ele chegava em casa bêbado. Os caçadores têm um ditado: um verdadeiro caçador volta para casa na Segunda-feira, se a caçada é no Domingo. Em alguns casos, o álcool leva à violência no lar. Há 15 anos, Rudi me presenteou com uma pele de raposa que ele mesmo caçara e curtira. Minha filha me disse que se eu usasse a pele para buscá-la na escola, ela fingiria não me conhecer. Também sou contra vestir peles de animais, e então Rudi teve que vender a pele da raposa. Também discordo da pesca, pois faz os peixes sofrerem ainda mais. Eu tampouco entendo a pesca esportiva, onde o pescador fisga o peixe para depois retorná-lo para a água. Tenho certeza que nenhum peixe aprecia ter um anzol transpassado pela sua boca. Lembro-me de uma adolescente, certa vez, no Jardim Botânico, que desmaiou ao ver o estado de um peixe fisgado por um pescador

Fonte: revista Animal Liberation, Junho 2006