02 abril 2007

A BRIGA DO GATO PRETO !!!


Revista IstoÉ
Comentário de médium sobre ouso desses bichos na magianegra enfurece os fãs do felino: eles temem ataques e abandono .
Por Lena Castellón
Médium com 40 anos de atividade, Márcia Ferreira nunca pensou que uma declaração sua poderia causar tanto transtorno. Perguntada num programa feminino a respeito da sensibilidade dos animais, ela disparou um alerta sobre gatos pretos de olhos amarelos. “Cuidado! Atenção!”, disse. Dirigindo-se às telespectadoras, completou: “Todas as feiticeiras têm. As feiticeiras sabem do que eu estou falando. Elas usam aquele gato preto do olho bem amarelo para fazer magia negra contra você.” A vidente garante que sua intenção era avisar os donos dos felinos para que eles cuidassem melhor dos bichos de estimação. Porém a frase seguinte decretou uma inusitada guerra entre a médium e os defensores dos gatos. Questionada se a posse do dito animal seria ruim, Márcia respondeu. “Eu gostaria que não tivessem. É melhor que não tivessem. É um gato preparado para isso. Ele veio preparado para isso no mundo.”
Foi uma bomba. Imediatamente grupos de apaixonados por felinos fizeram um abaixo-assinado com uma nota de repúdio ao comentário, alegando que isso incitaria o abandono e as agressões contra o bichano negro, já bastante perseguido pelo preconceito que sofre. “A cena foi um absurdo. Na prática, ela aconselhou as pessoas a se livrarem dos gatos pretos”, reclama a historiadora Tatiana Sales, dirigente da ONG SOS Felinos e dona de Sabina, perfil exato do bichano descrito pela médium. Tatiana assinou o documento de repúdio que está com mais de sete mil nomes e continua crescendo, apesar de a história ter começado há quase um mês. Os protestos chegaram à emissora, mensagens foram encaminhadas aos patrocinadores do programa e uma briga se estabeleceu nas páginas da internet com soldados dos dois lados.
Márcia, que tem muitos fãs, se defende. “Nunca recebi tamanha repressão. Mesmo que a expressão tenha soado mal, jamais falaria para abandonar os gatos. Adoro animais e eu trabalho com a alma”, explica. Ela conta que faz ações em seu programa de rádio para que os ouvintes doem rações para cães, que julga serem os bichos mais próximos do homem. “Eles sentem e enxergam os espíritos. Desconheço essa sensibilidade nos gatos”, afirma a vidente, que não teve gatos. Márcia alega ainda que duas retratações já foram feitas na tevê, mas os defensores dos felinos não estão satisfeitos. O detalhe incômodo para eles é que os pedidos de desculpas não vieram da boca de Márcia. “É importante ela dizer com suas palavras que é uma bobagem achar que gato preto é ruim”, sustenta Juliana Bussab, co-fundadora do site Adote um gatinho, há quatro anos no ar.
Segundo Juliana, Ivete Sangalo brincou uma vez, em rede nacional, que, se um gato preto cruzasse seu caminho, ela lhe daria um pontapé. O site fez uma campanha e a repercussão foi tão grande que a cantora se desculpou no programa do Faustão. “As pessoas públicas têm de pensar que o maior mal é propagar o preconceito. Sem dúvida, esses comentários influenciam a população”, acrescenta. Como prova disso, ela aponta o decréscimo no interesse pelos filhotinhos negros que o site disponibiliza para adoção. Em média, saem quatro por mês – gatos brancos, amarelos e mestiços ganham um novo lar no dia seguinte. Em março, só um teve a sorte de ser escolhido.
DO CULTO AO PRECONCEITO
Os gatos já passaram por altos e baixos. Especialmente os de pelagem preta. Domesticados há cerca de nove mil anos, os felinos foram venerados no Egito Antigo e condenados à fogueira durante o período das trevas na Europa. Antes, em algumas culturas, os bichanos negros eram associados à sorte. Em outras, no entanto, estavam atrelados a maus momentos. Mas, depois que a Inquisição passou a julgá-los agentes do demônio, as associações com azar se intensificaram. Quem fosse visto com um gato preto poderia ser condenado como bruxo. Em lugares não afetados por essa perseguição, caso do Japão, há gente que acredita que esses animais trazem bons fluidos. De concreto, o que se sabe é que a crença em seus supostos poderes sensitivos – ou malignos – tem causado uma série de problemas aos bichanos, do abandono à morte violenta.

1 Comments:

Blogger Maria said...

sou a feliz companheira de um lindo gato preto de olhos amarelos :)e fico tao triste quando leio este tipo de noticias...os gatos pretos sao mais companheios que os outros gatos :)e lindo o meu bichaneco!beijinhos

1:34 PM  

Postar um comentário

<< Home