17 abril 2007

Importante parceria para pôr fim às fazendas de ursos na Ásia é firmada


A Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals – WSPA) tem o prazer de anunciar a nova parceria com a Fundação Calvin Ayre, que concordou em ajudar a campanha da WSPA contra as fazendas asiáticas que praticam a extração de bile de urso.
“O apoio da Fundação Calvin Ayre vai permitir que mantenhamos e aumentemos nossos esforços para acabar com as terríveis fazendas de ursos para extração de bile na Ásia”, disse Peter Davies, Diretor Geral da WSPA. “Esta parceria em breve trará benefícios significantes para os ursos que estão presos e sofrem na Ásia. Tal mudança é mais do que bem-vinda”.
O bem-estar animal é um dos maiores objetivos da Fundação Calvin Ayre. “Estamos felizes por nos juntar a uma das organizações de proteção animal mais conhecidas do mundo”, disse Calvin Ayre. “Este será um esforço conjunto para elevar o nível de conscientização mundial a respeito da prática cruel das fazendas de ursos”.
Acredita-se que a bile de urso tenha propriedades medicinais. Desde os anos 80 ela tem sido extraída de ursos vivos que são mantidos em fazendas. Hoje, mais de 14.000 ursos são mantidos em péssimas condições na China, na Coréia e no Vietnã. Eles vivem em jaulas que não ultrapassam o tamanho de uma cabine telefônica e são submetidos ao agonizante processo diário de extração de bile. Alguns ursos vivem essa terrível existência por mais de dez anos. A maior parte deles é formada por ursos negros asiáticos, que correm risco de extinção.
“A WSPA e suas afiliadas estão trabalhando na Ásia nossa campanha contra as fazendas de urso”, disse Dave Eastham, autoridade em vida silvestre da WSPA. “Alcançamos grandes progressos fazendo lobby junto a autoridades dos governos do Vietnã e da Coréia”.
Considerando apenas a questão do bem-estar animal, a WSPA acredita que as fazendas de ursos deveriam ser extintas. Tal prática é até desnecessária, pois há numerosas e igualmente efetivas alternativas sintéticas e herbóreas para a bile de urso.
“A WSPA tem o respaldo de muitas pessoas da comunidade de Medicina Tradicional, que está trabalhando conosco para encorajar mudanças entre os consumidores da Ásia”, disse Eastham.
WSPA pede fim às fazendas de ursos na Ásia por causa dos severos problemas de bem-estar envolvidos. O impacto negativo sobre a preservação dos ursos e a existência de alternativas apropriadas à bile de urso também são pontos importantes. A parceria com a Fundação Calvin Ayre vai permitir que a WSPA mantenha seu trabalho de pôr fim a essa terrível prática.
FONTE: