19 junho 2007

África: O drama de um continente em extinção

A África Negra se desfaz em pedaços sem que ninguém faça algo sério e importante para ajudá-la a sobreviver. As florestas desaparecem e junto com elas desaparecem também milhares de espécies de uma biodiversidade riquíssima, que como em um cataclismo de milhões de anos, os seres humanos ignoram e geram ao mesmo tempo esta devastação.

Um pequeno país como Libéria, com uma população de ex-escravos norte-americanos de 3,5 milhões de pessoas, 100 mil estão infectados com HIV, a expectativa de vida masculina é de 38 anos, e a feminina de 42. O analfabetismo oficial é de mais de 57%. As meninas são estupradas quando têm poucos anos de idade, e os meninos desaparecem para serem convertidos em soldados e aprendem a matar com menos de uma década de vida.

Em Brazzaville, no Congo, os madeireiros penetram fundos nas florestas, e junto com sua carga de madeira de lei, 200 kg por viagem de carne de caça os acompanham em cada carreta. A carne de chimpanzé é vendida como uma iguaria a 25 dólares por quilo, e nos últimos 12 meses mais de 15.000 carcaças passaram pelos mercados, 293 delas de chimpanzés.

Enquanto o mundo não entender que isto deve cessar, e algo sério e urgente deve ser feito, de que adianta falar do aquecimento global, dos problemas climáticos, quando a principal floresta da humanidade, na Bacia do Congo, similar a nossa Amazônica, está sendo pulverizada pelos países industrializados e seus agentes exploradores.

Dr. Pedro A. Ynterian
Projeto GAP Internacional
http://www.projetogap.com.br/

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olha que o mundo está acabando isso todo mundo sabe, o dificil é ter coragem de preservar, o nosso, mundo..achei bem legal sua reportagem e tal...mais acho mesmo que você deveria fazer uma reportagem sobre nós.Além de chamar mais atenção,resalta uma coisa que muita gente sabe mais não quer ver. Falo isso porquer tenho 17 anos e essa mensagem chama atençao.Mais não tem capacidade de prender alguém a isso. Me endente, tenho certeza que falta sobresair impor ...
Mesmo assim,obrigada pela atençao
Parabens pelo site.

2:20 PM  

Postar um comentário

<< Home