30 novembro 2006

Restaurante vende sangue e "vinho" de cobras



Vietnã e Camboja, países asiáticos vizinhos, atraem turistas do mundo inteiro não apenas por suas belezas naturais, mas também pela culinária exótica. Enquanto no Camboja aranhas fritas estão à venda em feiras livres nas ruas, sobretudo na cidade de Skun, no Vietnã o destaque fica com restaurantes especializados em carne de cobra.
Em Hanói, turistas em busca de comidas afrodisíacas, viajantes interessados na cura para a calvície ou simplesmente famintos por comidas diferentes têm na carne de cobra uma boa opção. E não é apenas a carne a ser degustada: o cardápio inclui sangue dos répteis e até uma bebida chamada de "vinho de cobra".

Nos restaurantes especializados, os ofídeos, vivos, são exibidos para a escolha dos clientes, seja em caixas de vidro ou nas mãos de funcionários - e filhos de funcionários, que não demonstram medo algum dos animais. As cobras são sangradas e abertas na frente do cliente, que pode beber o sangue ainda fresco.

Segundo as crenças locais, comer cobras combate a fadiga, a perda de cabelo, aumenta a performance sexual e hidrata a pele.