08 março 2007

Chinesa pode ser condenada a 12 anos por tráfico de pele de panda

Pequim, 7 mar (EFE).- Uma mulher de 60 anos poderá receber uma pena de até 12 anos de prisão por tentar vender uma pele de panda gigante, espécie em grave perigo de extinção, por cerca de US$ 40 mil, informou hoje o jornal "Beijing News".
O caso aconteceu no mês passado, quando a Polícia de Chongqing recebeu a denúncia de que a mulher, residente da província de Sichuan, principal habitat da espécie, tentava vender uma pele ilegalmente.
Após ser detida, a mulher confessou que tinha comprado a pele, de um metro de comprimento, de uma parente, que também foi detida. O valor da compra foi de US$ 5 mil.
Ao revistar sua casa, a Polícia descobriu no pátio outra pele supostamente também de panda. Mas as análises confirmaram que se tratava de uma falsificação, elaborada com a pele de um cachorro preto tingida de branco.
Em 2004 a mesma mulher foi detida quando tentava vender a pele de um panda vermelho, que fazia passar pela de um panda gigante.
O Birô de Segurança Pública de Chongqing pretende doar a pele ao Museu Natural da localidade, e pediu aos cidadãos que denunciem à Polícia qualquer suspeita de tráfico de espécies protegidas.