27 dezembro 2006

Bicho Geográfico


(Bicho Geográfico, Larva Migrans Cutânea ou dermatite serpiginosa)

A doença de pele chamada "bicho geográfico", que ocorre no ser humano, é causada por um parasita (Ancylostoma braziliense, Ancylostoma caninum, A. stenocephaloa ou Gnathostoma spinigirum) que habita o intestino dos cães e gatos que não são vermifugados periodicamente.

Os animais defecam nas areias, na terra ou nas praças, e os ovos dos vermes se espalham nesses locais. Esses ovos, em presença de calor e umidade, se transformam em larvas que ficam à espera de um hospedeiro, ou seja, um local apropriado onde possam viver. Quando as pessoas sentam ou pisam em um local infestado, as larvas perfuram o extrato epitelial (pele), mas não conseguem atravessar as camadas subjacentes. Porém, elas se mantém vivas por longo tempo, e passam a caminhar ao acaso, abrindo túneis microscópicos na pele. Essa penetração é comum de ocorrer nos pés das pessoas.

O tempo do processo pode variar de poucos dias a meses. O sintoma que mais incomoda é a coceira, que à noite chega a ser mais intensa, provocando até insônia.

O diagnóstico da doença no ser humano é fácil, devido ao aspecto dermatológico que a lesão causa. Em geral, os antecedentes mais sugestivos estão no contato com terrenos arenosos, praias e tanques de areia freqüentados por cães e gatos. Assim, evite andar descalço ou sentar-se sem proteção sobre esses locais. O tratamento costuma ser dispensado nos casos mais benignos. Do contrário, ele é feito com medicamentos por via oral ou aplicações locais.

É responsabilidade dos proprietários de cães coletarem as fezes de seus animais, onde quer que seja. É muito importante também vermifugar os animais periodicamente, no mínimo uma vez por ano. Fezes de animais infestados de vermes que não são recolhidas causarão parasitose em outros cães e gatos, e "bicho geográfico" no ser humano.

Vermifugue seu animal de estimação e recolha sempre as fezes dele! Isso é importante para a saúde de todos.
Veja também: Campanha anti-caca

Agradecimentos:
Renato Borges Nicolau
médico veterinário (CRMV-SP 18235)


Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

achei incrível essas informações sobre o bicho geográfico.
nunca iria imaginar que ele existiria.
agora mais do que nunca precisamos nos conscientizar de que a higiene dos nossos animais não é apenas um ato de amor para com eles,mas também,devemos fazer isso para nos proteger de doenças.

5:20 PM  

Postar um comentário

<< Home