26 dezembro 2006

IBAMA AMEAÇA FECHAR ZOOLÓGICOS NO INTERIOR DE SP


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ameaça fechar o zoológico de Ribeirão Preto (a 314 km de São Paulo) e o de Jardinópolis (a 334 km de SP) para visitação pública por falta de regulamentação.

As principais queixas do órgão federal são em relação à necessidade da construção de um espaço para quarentena de animais doados, abandonados ou apreendidos, e à falta de segurança nas duas unidades.

“Demos vários prazos e agora chegou a hora que tem que ser cumprida a determinação”, disse a chefe do Ibama de São Paulo, Eliana Velocci.

Em Ribeirão Preto, o Bosque Fábio Barreto foi fundado há 70 anos e hoje tem 500 animais de cem espécies. O bosque nunca regularizou sua situação de zoológico junto ao Ibama e nunca construiu a quarentena para isolar animais de risco de contaminação.

O zootecnista do bosque, Alexandre Gouveia, disse que o projeto já existe e a obra deve começar no início do ano que vem. O Ibama exige também reforço na segurança para evitar furtos freqüentes de animais ameaçados de extinção.

O Bosque Cidade da Criança de Jardinópolis funciona há 17 anos e tem cem animais, de 12 espécies, principalmente aves. Lá também é necessária a construção de um espaço de quarentena para os animais e reforço na segurança, além de reformas em áreas de lazer.

A prefeitura de Jardinópolis afirma que tem projetos e que precisa de um pouco mais de tempo para conseguir a verba necessária para as obras. Em relação ao quesito segurança, a administração alega já estar tomando providências.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prezados Senhores,
Pela Matéria que acabo de ler, foi ncontrado um filhote de onça, em uma estrada próximo a cidade de São Carlos no interior de São Paulo.Pois bem: Eu ntendo que o IBAMA é o órgão que controla a mior parte dos Zoológicos no Brasil, mas se este Parque em Ribeirão Preto, que foi fundado á mais de 70 anos, não se filiou talvez o IBAMA devessse ir até eles com o propósito de ajuda, mas, ameaçar de fechar eos animais para onde irão, e as onças brasileiras que ainda são encontradas nas estradas quem vai resgatar a toos estes inocentes?
Por favor!!! Pensem bem. O IBAMA tem sua reputação, mas os animais são inocentes não sabem nada sobre regulamentos e decisões.
Muito Obrigada pela atenção.
Niura Schewartz

5:55 PM  

Postar um comentário

<< Home