27 dezembro 2006

Tubarões de Pernambuco serão monitorados via satélite


Recife - A partir de janeiro, pesquisadores do departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco vão passar a monitorar via satélite duas espécies de tubarão consideradas agressivas: tigre e cabeça chata. Esses animais habitam 20 quilômetros de praias do litoral do estado.

O projeto integra as ações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), que hoje tem financiamento do governo estadual e da prefeitura do Recife e poderá contar com recursos federais em uma segunda etapa, prevista para começar em março de 2007.

O presidente do Cemit, Fábio Hazin, explica que os tubarões capturados a menos de 1,5 quilômetro de distância da faixa de areia vão receber sensores eletrônicos para transmitir informações aos pesquisadores sobre temperatura da água, profundidade e posição geográfica onde os animais se encontram.

Segundo ele, a idéia é fazer com que o uso da nova tecnologia contribua para reduzir o risco de ataque nas praias pernambucanas. "Queremos remover um número maior de tubarões das áreas de risco para diminuir a probabilidade de ataques sem exterminá-los".

Nos últimos 13 anos, o governo de Pernambuco contabilizou 50 ataques de tubarão, que resultaram em 19 mortes e 31 feridos.