12 março 2007

KFC é acusada de utilizar substâncias cancerígenas na China


Pequim, 9 mar (EFE).- A multinacional de fast-food americana KFC foi acusada pelas autoridades chinesas de utilizar substâncias cancerígenas no óleo para fritura, informou hoje a "Rádio Internacional da China".
Na província de Shaanxi, no norte do país, a rede de lanchonetes foi acusada de reutilizar o óleo durante mais de dez dias e misturar trissilicato de magnésio (que pode ser cancerígeno) para prolongar seu uso em alguns de seus restaurantes.
A empresa americana garantiu que a substância foi aprovada pela Administração Estatal de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos. Mas prometeu abandonar o seu uso, se os regulamentos chineses exigirem.
Segundo especialistas chineses, o uso contínuo do óleo pode produzir substâncias prejudiciais para a saúde, como a acrilamida e a benzopirina, conhecidas como cancerígenas.
As autoridades sanitárias da província de Shaanxi confiscaram o trissilicato de magnésio utilizado nos restaurantes da KFC e o Ministério da Saúde continuará a investigação.
É a terceira vez que a KFC é acusada de utilizar substâncias prejudiciais à saúde na China. O corante cancerígeno Sudão I foi detectado em suas famosas tiras de frango em março de 2005. Em novembro de 2006, foi a vez das gorduras
artificiais.

Marcadores: