12 março 2007

Consumo de carne de macaco ameaça espécie

Até 5,4 milhões de macacos são caçados e consumidos anualmente na Amazônia brasileira, colocando em risco as populações naturais de primatas, alertaram nesta segunda-feira as organizações ambientais Care for the Wild, com sede na Grã-Bretanha, e Pro Wildlife, baseada na Alemanha.
Um amplo estudo das duas organizações examinou 22 países da América do Sul e Central e colocou o Brasil entre os 16 nos quais "a caça para consumo de carne representa uma ameaça crítica às populações de primatas". Armas e equipamentos modernos, combinados com velhos hábitos locais - como o de preferir carne de fêmeas, mais gordurosa e considerada mais saborosa - tornaram a caçada o fator de maior importância no encolhimento das populações, superando a destruição do hábitat natural.
"A convergência de fatores como o desflorestamento em larga escala, o aumento da caça comercial e a captura de animais vivos tem tido efeito devastador sobre os primatas neotropicais e pode colocar muitas espécies à beira da extinção", diz um relatório que levou em conta mais de 200 estudos científicos. Com 109 espécies nativas de primatas, o Brasil é o país com mais diversidade de macacos do mundo.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1467440-EI299,00.html