12 março 2007

Criadouros Comerciais: Fachadas do Tráfico?

Reproduzimos a matéria veiculada em 06 de março no Jornal Nacional da Rede Globo, sobre a apreensão de uma grande quantidade de animais silvestres, muitos deles “esquentados” legalmente usando Criadouros Comerciais legalizados.
A nossa posição e a de grande parte de ambientalistas e conservacionistas é a de que os Criadouros Comerciais não devem existir, já que os animais silvestres e exóticos não são “pets” e não devem ficar em cativeiro em mãos da população.

Aqui está a prova de que temos a razão:

06.03.2007Tráfico de animais silvestres Nove pessoas foram presas, hoje, em três estados, por tráfico de animais silvestres. A quadrilha registrava aves capturadas ilegalmente como se tivessem sido compradas de criadores oficiais.O filhote de papagaio estava tão fraco que teve que ser alimentado pela policial. Outros pássaros apreendidos estavam feridos e alguns não resistiram. Houve prisões no Rio, Minas Gerais e Pernambuco. O alvo foram grandes criadores em situação aparentemente legal.
É proibida a venda de animais silvestres no Brasil, a não se que eles já tenham nascido em cativeiro nos criadouros autorizados. Mas, segundo a investigação policial, essa brecha está sendo usada pelos traficantes para "esquentar" os animais.
"O Ibama deu poder aos criadores para que uma mera nota fiscal dê como se o animal estivesse legalizado. Como isso que aconteceu: muitos criadores estão sendo criados com aparência de ser legalizados, mas na verdade são verdadeiros centros de lavagem de dinheiro de animais silvestres", diz Luiz Marcelo Xavier, delegado de Proteção ao Meio Ambiente. A quadrilha comprava animais principalmente na Bahia e em Pernambuco. Pássaros como araras, e tucanos - capturados por caçadores.
Escutas telefônicas, autorizadas pela justiça, revelam o funcionamento do mercado negro de animais silvestres. As conversas envolvem o homem apontado como chefe do esquema, o agente penitenciário afastado das funções por responder a processos, Leonardo Neves de Barros, que foi preso

Homem: O que você trouxe de novidade de lá?
Leonardo: Trouxe aquelas (araras azuis) "azulonas". Trouxe umas "amarelinhas"(araras amarelas) também...
Homem: Ah, rapaz, quero ver essas peças.
Leonardo: Tudo, tudo selvagem, tudo sem nota. Tudo fora da lei.Outra conversa comprova a falsificação dos documentos que eram obtidos com criadouros oficiais.
Homem: O cara quer um documento para um casal de araras. E para um casal de papagaios. E para um casal de tucanos.
Leonardo: É um negócio que se o cara consultar vai dar tudo certinho. Você pode ir no aeroporto, pode fazer o que ele quiser, passar na blitz, ir no Ibama.
E os criminosos ainda demonstram descaso com os animais.
Leonardo: Aquelas caixas lá na frente abafaram os bichos.
Homem: Hummm....
Leonardo: “Morreu" cinco vermelhas.
Homem: Como rapaz?
Leonardo: Porque aquelas caixas ficaram muito quentes, Zé. Isso acontece.

O Ibama já discute mudanças nas normas para dificultar a ação dos traficantes de animais."A gente tem que rever algumas dessas normas internas para estimular que a gente tenha em cativeiro os grandes traficantes e não os animais silvestres", afirma Rogério Rocco, superintendente do Ibama do Rio de Janeiro. Os presos vão ser acusados de quatro crimes e podem pegar até 12 anos de prisão. Os animais vão ser entregues ao Ibama.

Encontre esta reportagem em:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1479593-3586,00.html

Fonte:http://www.projetogap.com.br/

Marcadores:

10 Comments:

Blogger angelita said...

As pessoas sao sempre radicais, algumas pessoas infelizmente usam o criadouro comercial de faixada, mas a minoria. A maioria precisam do lucro do criadouro comercial para manter as matrizes reprodutoras cedidas pelos CETAS/ IBAMA, que estao superlotados em todo o Brasil. Manter um criadouro nao é fácil e nem reproduzir as aves, tudo leva tempo e custo, mas sem dúvida, é a principal ferramenta na conservacao das espécies. Gasta-se com veterinário, biólogo, medicamentoS, alimentacao. Nos CETAS os animais nao possuem uma dedicacao de um criadouro, O ibama nao possui verba. A racao comercial de psitacideos custa 136,00 de 15 kg.Nao podemos sacrificar o criadouro comercial, e sim cobrar maior fiscalizacao por áqueles que dedicam seu trabalho há muitos anos, na conservacao das espécies, e por que nao, reproduzindo as espécies. Conheca o criadouro Cientifico e comercial Rostan-Friburgo, Criadouro Vale Verde-Betim-MG, temos muitos cridouros que agem de forma correta. Concordo com o Biólogo Paulo Machado, seria uma catástrofe. Onde irao colocar os animais recolhidos de um tráfico que retira 38 milhoes de animsi por ano e o maior número sao as aves e muitas nao podem ser devolvidas na natureza. Também, que natureza? estao acabando com o planeta, que destino teriam esses animais? Bióloga, especialista em animais silvestres.

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou criador amadorista de passeriformes, mais especificamente curios, não e facil criar estes passaros requer dedicação integral, não permitindo outra atividade.Por isso só cria quem realmente ama os animais, além disso todo o custo de manutençao das aves é por conta do criador, além do investimento em infra estrutura.
Agora o IBAMA deveria fiscalizar ativamente as rodovias federais do pais por onde circulam milhares de animais retirados da natureza diariamente, mas são todos hipocritas a começar pelo governo federal que cria leis para fiscalizar e multar o criador,dentro das grandes cidades como se eles fossem marginais e traficantes, quando que os verdadeiros traficantes cito GOIANO DE GUARULHOS, FIRMEX DO TUCURUVI ESTE POLICIAL MILITAR, SOMBRA DO BAIRRO DO LIMÃO , GORDO DO TUCURUVI, NÃO TEM REGISTRO NO IBAMA SÃO CONHECIDOS DA POLICIA AMBIENTAL E ESTÃO AI TRANQUILOS ENCHENDO O BOLSO COM OS INOCENTES ANIMAIS. TENHO VERGONHA DA MINHA CIDADANIA, BRASIL TERRA DE NINGUEM!!!

8:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não é só esses peixes pequenos que as autoridades deveriam pegar,não!
Tem muito criatorio grande,regularizado e muito conhecido,desses que sai em revista todo mês...que não só compra aves dos traficantes e esquenta a documentação p/ vender por uma fortuna!Como também vende notas fiscais e anilhas p/ passarinheiros que compram seus passáros irregularmente!
Agora eu não vou citar nomes como fez o dedu-duro aí em cima...

5:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

para o segundo anonimo nao e dedo duro e a coragem de denunciar, se nao denunciar, a fiscalizacao fica maiis dificil justamente por causa do registro no IBAMA. Amaior dificuldade do IBAMA e reunir provas contra essas pessoas que agem de ma fe.Eles sao espertos, nunca deixam um rabo de ora, mas uma hora eles caem, e coma nossa denuncia ajudamos meio caminho.

12:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Anonimo 1 , para uma melhor denuncia, pegue endereco,reuna o maximo de dados para facilitar a investigacao e denuncie na linha verde do IBAMA e o IBAMA de SP e tb POlicia Federal, e a Ambiental, nao vi ate hoje, na minha cidade, denuncia que nao foi resolvida, e so denunciar@ fico feliz que vc gosta de animais igual a mim

12:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Anonimo 1 , para uma melhor denuncia, pegue endereco,reuna o maximo de dados para facilitar a investigacao e denuncie na linha verde do IBAMA e o IBAMA de SP e tb POlicia Federal, e a Ambiental, nao vi ate hoje, na minha cidade, denuncia que nao foi resolvida, e so denunciar@ fico feliz que vc gosta de animais igual a mim

12:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

A melhor luta contra o tráfico é incentivar os criadores comercias e o registro de todos os animais que estão em ambiente doméstico incentivando a reprodução dos mesmos. Moro no interior onde circula esse tipo de animal pra là e pra cà com o conhecimento da polícia ambiental. Creio que maritacas, jandaias, papagaio etc. podem ser pet sim. Porque não hà calopsitas em extinsão, periquito australiano. Isso de dizer que tá preservando as espécies nativas é mentira. Enquanto o valor de uma ave dessas tiver o valor dos criatórios, haverá tráfico. Porque a calopsita mansa é de cem a duzentos reais e uma jandaia RS.500,00. Todo animal doméstico um dia foi silvestre. E a natureza nao é romantica assim como preconizam. Nenhum animal morre na mata de velho. Acho que qualquer brasileiro deveria poder ter um papagaio. Sei de uma cidade onde um monte de gente tem maritaca e hà um monte voando livre. Tão até com sobrepopulação. O que acaba a natureza não é ter o pet e sim nos distanciar cada vez mais dele. Se o Ibama quer proteger as nossas aves, aproximem a do povo que ele mesmo não terá porque traficar. E bandidagem tá na alma esses sim tem que ser punidos. Agora apreender aves domesticadas querendo dar lição de moral para morrerem no Ibama é ridiculo.

3:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

deixem de palhaçada, não se pode julgar todos os criadouros comerciais
como se fossem ruins, são eles os responsáveis por acabar com o tráfico de animais silvestres. assim como em todo setor existem aqueles que andam certo e outros que andam fora da lei, deveria é dar incentivo
pois um papagaio de origem legal é muito mais dócil e social do que um capturado de qualquer forma na natureza.isso erradicaria o trafico de animais silvestres.

9:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acredito que se o acesso a aves legalizadas fosse mais fácil teríamos menos trafico de animais. Hoje um pássaro como um trinca-ferro no criadouro está 1200 reais e no mercado negro 100 reais. Quem quer ter uma ave nem sempre tem poder aquisitivo para comprar uma ave legalizada!

9:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

A pior coisa é o radicalismo. Pensar que se um criador comercial que optou por ganhar dinheiro facil é motivo de acabar com os criatorios legalizados, é ser insano. A mentalidade dos criatorios é justamente diminuir (e muito)o trafico de animais, pois as pessoas têm direito de ter seus pets. Zerar o trafico de anismais o estado (ou quem quer que seja) jamais terá condiçoes de zerá-lo (é como zerar o tráfico de drogas), porém torná-lo desvantajoso é a intenção da mentalidade dos criatórios.
A pior coisa é ambientalista radical, que quer matar um mosquito com um canhão e nao vê quanto se gasta para isso!

11:59 AM  

Postar um comentário

<< Home